Balboa é uma dança swing dos anos 20 e o seu nome tem origem na península onde nasceu, na Califórnia.

A dança evoluiu com o objectivo de ocupar pouco espaço, em resposta às regras firmes dos salões de baile nessa zona, que se encontravam demasiado cheios para outras danças como Charleston, com os seus kicks exuberantes.

A forma original da dança chama-se “Pure Balboa”. Dançada numa posição completamente fechada, peito a peito, numa postura direita, esta dança exige uma conexão forte, com foco na mudança de peso e nas variações dos pés (“footwork”), a mexer sempre em sintonia, sem voltas, sem momentos de espaço entre os pares.

Alguns dos bailarinos originais diziam que assim Balboa era como um segredo entre os pares. De fora nem sempre dá para perceber a comunicação que passa de um para o outro, mas, olhando para os pés, é possível ver que há muita informação a passar, e muita coisa a acontecer!

O outro lado de Balboa chama-se “Bal-Swing”, em que existem movimentos com mais espaço entre os pares e assim mais oportunidade para movimentos dinâmicos, incluindo voltas, dips, tricks e até passos aéreos (embora normalmente apenas em espectáculo). No entanto, o padrão de ritmo é baseado nos passos base de Pure Bal – Downholds e Upholds.

Balboa baseia-se maioritariamente em padrões de 8 tempos divididos em 2 momentos de 4 tempos. A maior parte do movimento acontece nas pernas, com variações de ritmo e voltas. Apesar de conhecida como uma dança com ritmos bastante rápidos, Balboa também é para músicas mais lentas na sua forma “Slow Balboa”, que aproveita mais ligação com o chão e um arrastamento dos movimentos.

Enquanto o Lindy Hop é uma dança de corrida, o Balboa é uma dança de andar. Tem uma energia mais elegante, o que é bom para descobrir um outro lado teu!

Novas Turmas

7 de Outubro • 4as-feiras, 20:00 – 21:15
*  Se estiveres interessado/a, fala connosco: escola@swingstation.pt

Níveis Evolutivos

* Neste momento da pandemia, não estamos a seguir rigorosamente estes níveis, devido às limitações da dança a par com a situação actual. Contamos regularizar os níveis num futuro próximo, assim que pudermos dançar sem restrições.

O percurso de níveis para aprender a dançar Balboa!