O Collegiate Shag (ou “Shag”) é uma dança a pares feita principalmente para swing e pré-swing jazz mais rápido com os seus kicks caraterísticos e uma personalidade um pouco rebelde.

O termo “Collegiate” é por vezes usado com “Shag”, sendo um termo descritivo para explicar quem ou como uma dança foi feita. por exemplo Collegiate Waltz, ou Collegiate Fox Trot. Dito doutra forma, simplesmente, foi assim que os “College Kids” fizeram a dança Shag!

A origem exacta do Shag não é fácil de apontar. Pertence à família swing das danças vernaculares americanas que surgiram nas décadas de 1920 e 30. Resumidamente, o Shag entrou na moda sob várias formas, dependendo da região dos EUA, mas também viu os seus passos incorporados noutras danças da altura.

Ao longo do tempo, os estúdios de dança começaram a usar o Shag “simples”, “duplo” e “triplo”, para separar os estilos com base em quantos passos “slows” havia em cada um. O Collegiate Shag de hoje é normalmente chamado de “Double Shag”. O Double consiste em passos de step-hop, step-hop, step, step (ou lento, lento, rápido, rápido).

Tradicionalmente dançado em posição fechada, com footwork rápido e kicks, ao contrário do Charleston, os kicks do Shag são feitos no “off-beat” em vez do “down-beat” – ou seja, no 2, 4, 6, 8 da música! Também para se diferenciar do Charleston, esta dança vive mais do “shuffle” do que do salto.

Novas Turmas

Solo Shag!
7 de Outubro • 20:45 – 22:00

*  Se estiveres interessado/a, fala connosco: escola@swingstation.pt

Níveis Evolutivos

* Neste momento da pandemia, não estamos a seguir rigorosamente estes níveis, devido às limitações da dança a par com a situação actual. Contamos regularizar os níveis num futuro próximo, assim que pudermos dançar sem restrições.

O percurso de níveis para aprender a dançar Collegiate Shag ainda está a ser definido!