O nosso corpo contém uma riqueza de recursos de sabedoria e força para enfrentar o nosso quotidiano e os desafios que se apresentam ao longo da nossa vida.

A filosofia atrás das aulas de Embody Strength

É apenas a partir do sentirmos o nosso corpo, aumentando a consciência da nossa realidade interior e trabalhando em busca do equilíbrio e da harmonia, que podemos criar uma confiança e força externas, agentes nas nossas vidas.

A fluida organização entre mente e corpo, que na verdade são indivisos, cria uma sensação coerente do nosso ser, trazendo harmonia também para o nosso relacionamento com o mundo ao nosso redor.

A maioria de nós experiencia a vida quase fora do corpo, com muito pouca noção de onde estamos no espaço (propriocepção) e do nosso próprio mapa interior (interocepção). Vivemos apenas nas nossas cabeças!

Vamos mergulhar dentro do corpo e encontrar a nossa força pessoal: física, emocional e espiritual, através do movimento consciente!

A professora das aulas de Embody Strength

A Abeth Farag trabalha na área de movimento há mais de uma década, ajudando os alunos a encontrar o seu centro, a entender o motor dos movimentos, e a alinhar o corpo de forma mais eficaz.

Acaba a formação no final de Setembro 2020 em Pilates Clássico no Shift You com o Bruno Rodrigues. É uma formação de 250 horas certificada pela DGERT e pelo IPDJ que incluiu tanto o trabalho de Mat, como o dos aparelhos: Reformer, Cadillac, Wunda Chair, High Chair, Spine Corrector, e Ladder Barrel. Incorporou ainda o  estudo de anatomia, fisiologia e cinesiologia.

Para além dessa formação, a Abeth tem experiência própria em recuperar de lesão, vivendo com osteoartrose, e encontrando através da consciência do movimento e da relação íntima com o corpo, a capacidade para viver com mobilidade e qualidade de vida.

O método das aulas de Embody Strength

As aulas são baseadas no método clássico de Pilates, originalmente denominado “Contrology” pelo fundador, Joseph Pilates, explicado como a coordenação completa de corpo, mente e espírito.

O objetivo é desenvolver o corpo de maneira uniforme, alinhando posturas, criando uma sensação de vitalidade física, mental e de espírito .

Os exercícios do método Pilates clássico visam despertar os músculos possivelmente adormecidos, trabalhando ambos os lados do corpo igualmente para criar equilíbrio, evitando que alguns músculos se tornem muito mais fortes e mais dominantes do que outros.

O foco está na estabilidade e na mobilidade. Queremos ganhar um centro poderoso que inclui a capacidade flexível da coluna – a chave para permanecer jovem!

 

Os princípios fundamentais que vamos focar

Esta é a primeira e a última coisa que fazemos na vida e deve ser feita de forma plena e fluente ao longo do nosso movimento e da nossa vida!

Os exercícios têm um padrão de respiração próprio, que ajuda a mobilizar o corpo, põe o sangue a circular, e cria espaço no nosso interior.  Vamos explorar por onde no corpo podemos respirar, aumentando a nossa capacidade de oxigenar o corpo e a mente.

Trazer consciência para o nosso movimento cria um sentido mais refinado de onde estamos no espaço e de como existimos em relação à gravidade.

Para os exercícios, vamos prestar atenção às partes do corpo que estão a ser accionadas, criando uma maior noção de eficiência do movimento. A concentração também nos coloca no presente, a chave para movimento mais fluido e vidas mais conscientes.

A chamada “powerhouse” de Pilates é de onde vem a nossa energia para a vida e o sítio onde nascem todos os nossos movimentos coordenados.

Às vezes pode-se ouvir o nome “core”. Estamos a falar do centro do nosso corpo, incluindo músculos do abdómen, das costas, o diafragma, e o soalho pélvico. Funcionando bem e duma forma coerente, estes músculos criam estabilidade e força para tudo o que fazemos na vida.

Quanto mais controlo tivermos no nosso movimento, menos esforço usaremos para nos movimentar, evitando tensões musculares excessivas.

A concentração vai ajudar para podermos acionar os músculos certos para criar mais controlo.  Os movimentos deveriam ser “escolhidos” e não efeito de incapacidade de mexer contra a gravidade, podendo assim mexer o que é suposto mexer e estabilizar o que é suposto estabilizar.

À medida que nos tornamos mais precisos no movimento, criamos mais opções e escolhas nos nossos corpos, e nas nossas vidas!

A precisão é fruto da prática consciente e regular.  Com repetição, ganhamos a capacidade de escolher amplitude, velocidade, força.  Não ficamos presos pelos nossos hábitos musculares ou mentais inconscientes.  Assim somos livres!

O objetivo é ter continuidade de movimento suave e ininterrupta para mexer e viver com elegância e graça.

Romana Kryzanowska, protegée de Joseph Pilates disse que o método é  “Flowing motion outward from a strong center”. O objectivo é movimento que não tem paragens e soluços, mas sim, um “flow” deliberado e elegante. Imagina o que é traduzir isso para a vida e viver com fluidez!

  • Nível 1
  • Este é um nível aberto para quem tem pouca ou mesmo nenhuma experiência no método de Pilates ou exercícios deste género.

    É direccionado para quem está a iniciar o conhecimento e consciência destes movimentos, e a querer começar a ganhar controlo e precisão na forma como se movimenta.

  • Nível 2
  • Este é um nível para quem já faz aulas do método de Pilates há algum tempo e já começa a fazer exercícios da sequência intermédia. Tens mais controlo sobre aspectos do movimento tais como: enrolar as costas duma maneira uniforme; enrolar para frente e para trás; sentar no chão com as costas direitas; aguentar a série de 5 exercícios de abdominais; mobilizar braços ou pernas estabilizando o centro; conseguir aguentar em cima das mãos numa posição de prancha.

* Traz o teu próprio tapete para as aulas, assegurando a tua segurança neste tempo de COVID. Quando utilizarmos props (bolas, magic circle, etc) nas aulas, serão devidamente desinfectados entre cada utilização.